Assistência técnica

Assistência técnica para Santos e Regiões da Baixada Santista, demais localidades sobre consulta.

Elevadores - Estruturas

Local onde está instalada a máquina de tração (motor/redutor), que é o conjunto motor e redutor responsável por movimentar a cabine do elevador.

O painel de comando do elevador, também chamado de "quadro de comando" que na verdade é o cérebro do sistema (semelhante a um computador).

Ainda na casa de máquinas temos o limitador de velocidade que provoca a parada do elevador quando sua velocidade de projeto for ultrapassada.

Também estão aqui instalados iluminação de emergência, interfone para comunicação, sistema de aterramento independente para cada elevador, chave seccionadora de tensão isolada (norma ABNT), placas de sinalização e extintor de incêndio, são outros dispositivos e acessórios presentes em toda casa de máquinas.

Painel de comando do Elevador

O Painel elétrico de comando do elevador, também chamado de quadro de comando, é o cérebro do elevador.

É constituído por componentes elétricos como: disjuntores, contatoras, relé térmico, transformador de tensão.

Também pertencem ao painel de comando do elevador componentes eletrônicos: placa de comando principal ( C.P.U ), fonte de alimentação, circuito de monitoramento de falta ou inversão das fases da rede de alimentação e outros.

O painel de comando do elevador é constituído de duas partes a saber:

Comando: Essa parte do painel de comando do elevador é a responsável por toda lógica de funcionamento deste assim como, da segurança do usuário. Sua construção pode ter por base somente relés, sendo nesse caso chamado de “comando a relé“ ou toda lógica operacional ser executada por meio de uma placa eletrônica (C.P.U), sendo então denominado “comando microprocessado“ como acontece nos comandos atuais.

Potência: Essa parte do painel de comando do elevador é que aciona o motor de tração do conjunto redutor, por meio de contatoras de potência ou inversor de frequência (V.V.V.F), permitindo a movimentação da cabine e transporte do(s) usuário(s) na cabine.

Máquina de tração

Estando estabelecidas as condições de segurança para funcionamento do elevador, o painel de comando do elevador atenderá o chamado do passageiro, identificando a direção do movimento de "subida" ou "descida", serão fechadas as portas de andar e de cabine e após a confirmação desse fechamento, será aberto o freio da máquina de tração acelerando o motor até a velocidade de tráfego, e desacelerando para parar e estacionar no pavimento (andar/piso) onde foi registrado o chamado, quando então o freio da máquina de tração será desligado abrindo-se a porta de cabine e pavimento para o desembarque dos passageiros.

Limitador de Velocidade

O limitador de velocidade é um dispositivo mecânico fixado no piso da casa de máquinas, sendo basicamente constituído de uma polia, sobre a qual corre um cabo de aço. Quando a velocidade da cabine ultrapassa um limite de velocidade pré-estabelecido no projeto de fabricação deste elevador este dispositivo aciona o freio de segurança instalado na parte inferior da cabine e atua em si um contato elétrico que desligará um dos sinais de segurança do elevador, impedindo que a placa de eletrônica (CPU) possa ordenar a movimentação da cabine.

Após esse processo será necessária a intervenção de um técnico para o destrave e recolocação do elevador em funcionamento

Local por onde se movimenta, isto é, trafega a cabine do elevador e por onde estão distribuídos os pavimentos (andares). Em seu interior constam diversos componentes e dispositivos: imãs, molas, guias de cabine, coletor de óleo, fiação elétrica de pavimento, limites fim de curso, etc.

Compartimento utilizado para transporte de passageiro(s), no nosso caso para se deslocar de um pavimento após um registro de chamado.

Sendo o veículo de transporte para se deslocar no edifício. Em seu interior ficam a botoeira composta por botões de pressão para seleção do pavimento (andar/piso) onde o usuário deseja ir, o indicador de posição digital (display) informando a posição da cabine, interfone de comunicação, luz de emergência. Em sua parte externa, temos o gongo eletrônico, anunciador vocal, caixa de inspeção, a estrutura onde a cabine é montada (arcada), o freio de emergência, sensores de posição, operador de portas e corrediças é tracionada por meios de cabos de aço que passam sobre a polia acoplada ao redutor da máquina de tração, nos outros extremos desses cabos de aço ficam as pedras do contrapeso.

O pavimento é o local de embarque e desembarque de passageiros dentro da estrutura do edifício. Nele ficam instalados a porta externa (porta de andar), fecho eletromecânico, botoeira de pavimento, indicador de posição digital, botão(ões) de chamado identificados por braile, placa de sinalização.

Antes de entrar no elevador, certifique-se que o mesmo se encontra parado no andar onde você está!

Extremo inferior da caixa de corrida.

O poço é o espaço abaixo do primeiro piso do edifício, nele estão instalados o contato sensor, chave PAP (pequena caixa dotada de tomada, botão de emergência para desligar o elevador) e lâmpada para iluminação local. Também avança nessa região, o cabo de manobra. Possui mola de amortecimento ao seu centro.

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